A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável a infecções e outras doenças.
Como o HIV é transmitido?
O HIV é transmitido através do contato com fluidos corporais como sangue, sêmen, secreção vaginal, líquido pré-ejaculatório e leite materno. A forma mais comum de transmissão é por meio de relações sexuais desprotegidas, seja vaginal, anal ou oral, quando não se usa camisinha. Isso acontece porque as mucosas genitais ou anais têm uma maior facilidade de absorver o vírus, principalmente se houver alguma ferida ou lesão.
Além das relações sexuais, o HIV também pode ser transmitido pelo compartilhamento de seringas contaminadas, como no uso de drogas injetáveis, ou por transfusões de sangue não testadas. Outro ponto importante é a transmissão de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação, mas é bom lembrar que hoje em dia existem tratamentos que podem reduzir muito esse risco.
O que não transmite HIV?
Agora, tem muita gente que ainda tem dúvidas sobre o que não transmite o HIV, então vamos esclarecer. O vírus não é transmitido pelo contato casual como abraços, apertos de mão, beijos no rosto ou boca (desde que não haja feridas), compartilhar talheres, copos, roupas, ou mesmo usar o mesmo banheiro. Também não se pega HIV através da saliva, suor, lágrima ou fezes.
Como se prevenir?
A prevenção é sempre o melhor caminho! Usar preservativo em todas as relações sexuais é a maneira mais eficaz de evitar a transmissão do HIV. Além disso, evitar o compartilhamento de seringas e se informar sobre o tratamento de profilaxia pré-exposição (PrEP), que é uma medicação preventiva para quem tem maior risco de exposição ao vírus, também são ótimas estratégias.
Para finalizar, é importante lembrar que hoje, com os tratamentos antirretrovirais (TARV), uma pessoa que vive com HIV pode ter uma qualidade de vida muito boa e evitar a progressão para a AIDS. Então, informação é a chave: se proteja, se cuide e, em caso de dúvidas, não hesite em buscar orientação médica.