As suturas cranianas são articulações fibrosas que conectam os ossos do crânio. Existem diferentes tipos de suturas, que variam em forma e função. Aqui estão os principais tipos:

1. Sutura Plana (ou Harmônica)
Este tipo de sutura é caracterizado pela união reta e lisa entre dois ossos, sem nenhuma sobreposição. Um exemplo de sutura plana é a sutura internasal, que conecta os dois ossos nasais.
2. Sutura Escamosa
Na sutura escamosa, as bordas dos ossos são sobrepostas como telhas em um telhado. Esse tipo de sutura é encontrado na sutura escamosa, que une o osso parietal ao osso temporal.
3. Sutura Dentada
Este tipo de sutura é caracterizado por bordas que se encaixam de maneira irregular, semelhante aos dentes de uma serra. A sutura sagital, que conecta os dois ossos parietais, é um exemplo de sutura dentada.
4. Sutura Esquindilese
Aqui, uma margem óssea é afilada e se encaixa em uma fenda de outro osso. Esse tipo de sutura é menos comum e pode ser encontrado na junção entre o vômer e a lâmina perpendicular do etmoide, formando parte do septo nasal.
5. Sutura Lamboide
A sutura lambdoide conecta os ossos parietais ao osso occipital na parte posterior do crânio. Embora seja uma sutura dentada, ela recebe um nome específico devido à sua localização e forma que lembra a letra grega lambda (Λ).
6. Sutura Coronal
A sutura coronal une o osso frontal aos ossos parietais. Embora não seja um tipo único de sutura, é uma das mais importantes e amplamente mencionadas devido à sua posição no crânio.
Função das Suturas
Além de unir os ossos do crânio, as suturas permitem o crescimento craniano durante o desenvolvimento infantil. Ao longo da vida, essas suturas se tornam progressivamente mais rígidas, eventualmente ossificando completamente em alguns casos, o que se chama sinostose.